segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Qualidade – Missão, Visão e Valores

Quando uma empresa é fundada, nos seus primórdios, é tudo teoricamente colocado no papel para garantir o funcionamento da empresa e sua eficiência e eficácia. Missão, Visão e Valores formam a identidade organizacional da empresa e são itens de grande importância para o seu funcionamento, independente de seu porte.

A Visão consiste no “sonho” daquela empresa, um objetivo mais distante que se deseja alcançar ao longo do tempo e espaço, através do trabalho. É um conceito de longo prazo. Podemos ver um bom exemplo de Visão na empresa Apple, que é: “Mudar o mundo através da tecnologia” – não é um objetivo simples de ser atingido, nem será alcançado em pouco tempo, mas é a aspiração de seus fundadores e funcionários.

A Missão consiste no objetivo da existência da organização – para que essa empresa serve e quais serviços irá realizar. A missão direciona e dá sentido à empresa. Um bom exemplo está na empresa Otis, fabricante de elevadores, cuja Missão é: “Oferecer a todos os clientes um meio de locomoção a pequenas distâncias para pessoas e cargas, com um grau de confiança superior aos produtos oferecidos por empresas semelhantes no mundo inteiro.” – Essa missão específica como os serviços da organização devem ser oferecidos e a qualidade implícita nestes.
Valores são o conjunto de princípios éticos em que devem se basear todas as ações da empresa. São geralmente compostas por regras morais inerentes às pessoas que fundaram a organização e seus funcionários, portanto variam de acordo com os indivíduos que formam a organização.
Uma empresa que hoje se preocupa com valores e bons conceitos têm um grande diferencial em relação a outras empresas – muitas empresas brasileiras, especialmente as de pequeno e médio porte, não possuem esse conjunto que forma a identidade organizacional, fazendo com que essas organizações tenham dificuldades no direcionamento de seus serviços, no crescimento da empresa e na motivação de seus funcionários.

Estabelecer valores, metas e objetivos é fundamental para nortear o serviço da empresa e manter a qualidade de seus produtos e serviços, mas mais do que um item para melhorar a qualidade, uma empresa que deixa sua Missão, Visão e Valores bem claros e acessíveis para seus colaboradores – e faz com que essas pessoas se identifiquem com o que se pretende alcançar – motiva-os, pois fazem com que os funcionários se participem de um sonho, de uma ideia, na qual o seu trabalho é importante, valorizado e parte de algo maior.



APOIO:  CEBRAC - Unidade Ilha do Governador
A mais completa escola de cursos do País!!

Tel. (21) 3396-8638

Nenhum comentário:

Postar um comentário