A Missão consiste no objetivo da existência da organização – para que essa empresa serve e quais serviços irá realizar. A missão direciona e dá sentido à empresa. Um bom exemplo está na empresa Otis, fabricante de elevadores, cuja Missão é: “Oferecer a todos os clientes um meio de locomoção a pequenas distâncias para pessoas e cargas, com um grau de confiança superior aos produtos oferecidos por empresas semelhantes no mundo inteiro.” – Essa missão específica como os serviços da organização devem ser oferecidos e a qualidade implícita nestes.
Valores são o conjunto de princípios éticos em que devem se basear todas as ações da empresa. São geralmente compostas por regras morais inerentes às pessoas que fundaram a organização e seus funcionários, portanto variam de acordo com os indivíduos que formam a organização.
Uma empresa que hoje se preocupa com valores e bons conceitos têm um grande diferencial em relação a outras empresas – muitas empresas brasileiras, especialmente as de pequeno e médio porte, não possuem esse conjunto que forma a identidade organizacional, fazendo com que essas organizações tenham dificuldades no direcionamento de seus serviços, no crescimento da empresa e na motivação de seus funcionários.
Estabelecer valores, metas e objetivos é fundamental para nortear o serviço da empresa e manter a qualidade de seus produtos e serviços, mas mais do que um item para melhorar a qualidade, uma empresa que deixa sua Missão, Visão e Valores bem claros e acessíveis para seus colaboradores – e faz com que essas pessoas se identifiquem com o que se pretende alcançar – motiva-os, pois fazem com que os funcionários se participem de um sonho, de uma ideia, na qual o seu trabalho é importante, valorizado e parte de algo maior.
APOIO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário