quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A importância de aprender informática para os mais velhos!

As maiores dificuldades encontradas pelos internautas mais velhos são a adaptação com o mouse, os termos utilizados e o turbilhão de informação que gira em torno da informática. Outro fator muito importante, é a falta de incentivo e motivação, que faz com que se sintam incapazes de aprender algo que segundo eles só diz respeito às pessoas mais jovens.
 
Nosso trabalho é justamente voltado para auto-motivação do idoso, fazendo com que se sinta capaz e reconquiste a confiança em sua capacidade de aprender coisas novas. Alguns passam a gostar tanto do computador, que se mostram envaidecidos quando conseguem ensinar algo que aprenderam a um filho ou neto, pessoas que, segundo eles próprios, não sabem nem têm paciência para ensinar.
 
Geralmente o idoso tem dificuldade de compreender o sentido da palavra virtual, tão presente no mundo da Internet. Estas pessoas se acostumaram com o que pudessem ver e pegar e tentam compreender de imediato como a coisa funciona. Isto traz um certo receio que só é quebrado com o andamento das aulas.
 
Procamos ensinar-lhes, sempre, com muita paciência e bom senso, procurando transmitir apenas aquilo que realmente interessa ao aluno. Se ele só quer Internet, só se ensina Internet, se ele só quer escrever cartas, é só isto que se faz. Procuro despertar seu interesse para aquilo que possa vir a gostar.
 
O Sr. Antônio, 80 anos, por exemplo, decidiu aprender a usar o computador quando sua máquina de escrever pifou e passou a encontrar dificuldades para conseguir quem a consertasse. Ao terminar o curso, ficou tão contente que resolveu fazer o curso de montagem de computadores.
 
Descobrir, então, para que vai lhe servir o computador, é o ponto inicial para o aprendizado. A pessoa precisa enxergar no computador - e na Informática - um aliado para facilitar a vida no seu dia-a-dia. Entender que coisas que fazia com muito mais trabalho, hoje são feitas com alguns cliques do mouse. É necessário olhar à sua volta e ver o que as pessoas estão fazendo e conseguindo com a utilização de um microcomputador e a Internet.
 
Trocar mensagens de e-mail é o que mais gostam de fazer com a internet. Logo que aprendem a utilizá-lo, fazem dele seu principal meio de comunicação, principalmente para se comunicar com parentes bem mais jovens, como netos, bisnetos, etc.  Escrever cartas diretamente no computador, e ainda, enviar cartões virtuais pela Internet é um orgulho para todos.
 
Uma de nossas alunas, Dª. Maria, 56 anos, não passa um dia sequer sem visitar sua caixa postal onde recebe com freqüência mensagens de suas filhas, netos e até bisnetos. Ela orgulha-se de hoje estar utilizando a Internet.
Dª Neide, uma jovem senhora da terceira idade e ex depressiva, resistiu o quanto pode para comprar seu primeiro computador. Hoje, aprendeu muito mais do que achava que fosse capaz. Está satisfeitíssima com a quantidade de novos amigos que conquistou.
  
Pelo exposto, observamos que a informática traz inúmeros benefícios aos mais velhos: descoberta e reaproximação de amigos e parentes, ampliação de novos horizontes, reencontro do gosto pela vida,além de ser excelente exercício mental, pois há sempre uma coisa nova a se aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário