terça-feira, 25 de janeiro de 2011

OGX descobre novos indícios de petróleo no RJ

"A petrolífera OGX, do empresário Eike Batista, anunciou nesta sexta-feira (12) a descoberta de indícios de hidrocarbonetos (gás natural, petróleo, carvão) em um bloco marítimo de participação total da empresa e situado próximo à costa do estado do Rio de Janeiro.

A OGX encontrou uma coluna de petróleo de aproximadamente 70 metros, localizado a uma profundidade de 137 metros abaixo do nível do mar na Bacia de Campos, maior região petrolífera do Brasil. A Bacia de Campos está localizada a cerca de 82 quilômetros do litoral fluminense.

A empresa assegurou em comunicado que vai prosseguir com os trabalhos de perfuração desse poço, até uma profundidade de 3,6 mil metros.

A petrolífera também comunicou que recolheu e analisou amostras de rocha que são muito similares às encontradas em outros dois poços, que operam a 8,5 quilômetros de distância. Um desses poços, o OGX-3, contém um volume de 500 a 900 milhões de barris de petróleo extraível, anunciou recentemente a empresa.

Esses indícios levaram a OGX a considerar que se pode tratar da mesma acumulação de hidrocarbonetos, segundo Paulo Mendonça, diretor-geral da OGX.

- Isso ratifica o importantíssimo potencial petrolífero da província.

Ele constatou que a empresa vai continuar a perfurar a região para identificar seu potencial petrolífero. O bloco em que foram encontrados os indícios é vizinho a duas regiões marítimas nas quais a OGX calcula que poderia extrair entre 600 milhões e 1,7 bilhão de barris de petróleo.

A OGX é a maior petrolífera privada brasileira e prevê começar a extrair petróleo a partir de 2011 de algumas das 29 regiões petrolíferas das quais obteve concessão do Estado. A empresa faz parte do grupo EBX, fundado e presidido por Eike Batista, eleito nesta semana pela revista Forbes o segundo homem mais rico da América Latina e o oitavo do mundo, com um patrimônio estimado de R$ 47,689 bilhões (US$ 27 bilhões). "

Fonte: R7 notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário