domingo, 9 de janeiro de 2011

Importância de um bom currículo

       O currículo desempenha o papel de seu "cartão de visitas", da sua "apresentação impressa" na conquista de um emprego. Não deixa de ser uma ferramenta de marketing pessoal, pois ele passa a sua imagem profissional para quem lê o mesmo.

       O currículo, elaborado de forma clara e objetiva, bem estruturado e com o design compatível representa a primeira imagem que a empresa terá de você, ou seja, sua apresentação por papel, digamos assim. Por isso é que é importante se esforçar em desenvolver currículos adequados para cada situação.

       Em qualquer processo seletivo você entrega seu currículo para que o recrutador tenha informações básicas sobre você. Afinal de contas, ele precisa saber onde você estudou, o que estudou, onde trabalhou, com o que, em que tipo de empresa e assim por diante. Além disso, também é através desse documento que ele sabe onde você mora, com quem, suas formas de contato e assim vai.

       O motivo pelo qual ele (o currículo) deve ser bem elaborado é mais que óbvio: demonstra responsabilidade e preocupação. Erros de português (de modo geral), falta de informações, informações incompletas, amassados, sujeira? Esqueça. O currículo tem que ser como roupa de gala: impecável. Inverta os papéis e pense se você leria um currículo cheio de erros de gramática e ortografia ou então amassado e sujo.

       Nas próximas semanas, trataremos disso com mais carinho e atenção. Claro que, como o Emprego Virtual é um blog sobre emprego e mercado de trabalho, então não vou contar a "história do currículo" ou então da onde vem esse nome "currículo". Ainda mais porque, mesmo se eu o fizesse, isso seria completamente desnecessário.

Por último e mais importante: o currículo é um documento que NÃO tem forma 100% correta para ser feita. Ele possui SIM uma estrutura BÁSICA a ser seguida, ou seja, existem informações dentro desse documento que não podem faltar de jeito algum e é aí que está a estrutura, o modelo básico a ser seguido. Ainda assim, não existe forma exata de ser feito e assim a forma adequada. É mais ou menos o seguinte: não é errado você falar gírias, mas não é adequado falar gírias em uma entrevista de emprego ou então para o seu chefe.

fonte - http://www.empregovirtual.blog.br


APOIO:  CEBRAC - Unidade Ilha do Governador
A mais completa escola de cursos do País!!
Tel. (21) 3396-8638

Nenhum comentário:

Postar um comentário