segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Trabalho em equipe não é trabalho em grupo - cebrac.com.br

Saber trabalhar em equipe é um ponto importante para se conseguir excelentes resultados na realização de tarefas em seu ambiente de trabalho. Para especialistas trabalhar entre e com outras pessoas é bem mais divertido do que trabalhar sozinho. Mas para que se tenha sucesso em trabalho em equipe é necessário união, força, auto-gerenciamento e entendimento do todo, não somente do que lhe é de sua responsabilidade. O entendimento do todo, garante que o serviço seja executado com presteza antes de ser passado para que outros da equipe realizem sua parte na tarefa. Podemos usar o exemplo de uma corrida de revezamento com bastão, se ele [o bastão] não for passado de forma correta e no tempo hábil toda a corrida pode estar comprometida.
A grande maioria das empresas exerce seus trabalhos em grupo o que não significa trabalhar em equipe. Ambos são contextos diferentes. Algo que pode exemplificar bem é o trabalho realizado nas pequenas lavouras cujo plantio é realizado de forma manual pelos trabalhadores rurais. Um primeiro vem e ara a terra, em seguida o segundo trabalhador faz o buraco, logo atrás o terceiro trabalhador coloca a semente e quarto fecha o buraco. Suponhamos que em um determinado dia o trabalhador responsável pelo plantio da semente faltou o seu trabalho. Já estando com a terra arada o responsável por fazer o buraco executa seu trabalho de forma precisa, mas o segundo não colocou a semente por não estar presente, ai vêm o terceiro e fecha o buraco. Já podemos imaginar o resultado final deste trabalho, Nada para colher.
Este é um erro comum nas organizações por ser executado trabalho em grupo, onde cada um se preocupa unicamente com a sua tarefa e nada mais, e não em equipe. Isto pode ser causado por falta de um líder e também pelo não conhecimento da tarefa como um todo. Sendo assim conhecer o trabalho que será realizado por cada membro da equipe, estabelecer objetivos e metas comuns e, a importância do mesmo, é fundamental para o sucesso da tarefa. Conhecer o que cada um é responsável dá a capacidade de tornar a decisão de quem poderá substituir o que faltou, como no exemplo dos plantadores, ou mesmo modificar a forma da realização da tarefa de modo que a mesma não seja prejudicada.
Suzy Fleury, psicóloga e consultora empresarial e esportiva explica perfeitamente bem a diferença entre grupo e equipe: “Grupo são todas as pessoas que vão ao cinema para assistir ao mesmo filme. Elas não se conhecem, não interagem entre si, mas o objetivo é o mesmo: assistir ao filme. Já equipe pode ser o elenco do filme: Todos trabalham juntos para atingir uma meta específica, que é fazer um bom trabalho, um bom filme.”
E em sua empresa o trabalho é realizado em grupo ou em equipe?

Fonte: http://www.cebrac.com.br/trabalho-em-equipe-nao-e-trabalho-em-grupo/


APOIO:  CEBRAC - Unidade Ilha do Governador
A mais completa escola de cursos do País!!

Tel. (21) 3396-8638

Nenhum comentário:

Postar um comentário