quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Busca por emprego: Saiba quais os erros mais comuns - www.cebrac.com.br

Saiba o que não fazer ao buscar por emprego e assim, ser mais assertivo em sua busca.

Buscar por emprego nunca foi tarefa simples. É preciso dedicação, força de vontade, entusiasmo e alguns cuidados para não errar. Selecionamos alguns dos erros mais comuns cometidos por quem busca por emprego no intuito de ajudá-lo a ter mais sucesso neste objetivo.
Buscar por emprego
1 – Ser o centro dos objetivos: Busque destacar o que você poderá oferecer e trazer para empresa e não exclusivamente o que a empresa pode fazer por você. O momento é para você deixar claro para a empresa as vantagens que ela terá ao lhe contratar.
2 – Buscar somente por vagas de emprego em aberto: É comum navegarmos pela web, vasculharmos jornais e outros materiais por vagas que estejam disponíveis. Não é 100% errado este tipo de ação. O erro encontra-se em fechar os olhos para as oportunidades não aparentes, ou seja, aquelas que não foram explicitamente divulgadas. Sabia que em cada 100 vagas disponíveis no mercado, apenas 10 são anunciadas? Ao visitar uma empresa ressalte os pontos positivos e resultados que você já alcançou de forma que pensem qual vaga irão criar na empresa para tê-lo com eles.
3 – Networking Ineficazes: Falamos em um post anterior sobre como e porquê se construir um networking eficaz. Não só isto faça com que sua rede veja o quanto você é competente de forma que se sintam confiantes e seguros em indicá-lo ou contratá-lo.
4 – Estar aberto para qualquer emprego: Atirar para todos os lados não é a solução ideal. Sem falar que é um grave erro aceitar o que aparecer pela frente. Esteja focado em encontrar o emprego, e não apenas ter um emprego.
5 – Falta de organização e planejamento: A falta de planejamento pode afetar a eficácia da busca por emprego, desperdiçando tempo com coisas triviais.
6 – Individualismo: Busque ajuda de outras pessoas nesta árdua tarefa. Mas lembre-se, escolha  as pessoas certas para isto, de preferência as que possuem experientes e conhecem o mercado que você deseja atuar.
7 – Falta de preparo para as entrevistas: Conseguir participar de uma entrevista nem sempre é tão simples, mas quando isto acontecer, esteja preparado e encare como se fosse sua última oportunidade. Busque conhecer a empresa antes da visita, visite o site (se esta tiver), converse com pessoas que trabalham ou trabalharam na empresa em questão (caso conheça alguém), conheça os padrões da empresa. Não vá para a “batalha” sem conhecer quem estar do outro lado da trincheira.
8 – Não conduzir o seu futuro: Não coloque sobre outros a responsabilidade de encontrar emprego para você. Você é o principal responsável por isto. Lembre-se que ninguém melhor do que você para saber o que você realmente quer e como quer.
9 – Falar em dinheiro quando não se deve: Espere o momento em que o entrevistador tocar no assunto. É bem provável que o empregador faça a proposta. Caso ele pergunte quanto deseja ganhar esteja ciente de quanto o mercado paga em média pela vaga oferecida para não pedir além ou muito abaixo do oferecido.
10 – Desmotivação: Os empregadores não estão nem um pouco a fim de contratar pessoas desmotivadas, com pouca confiança em si próprias ou que não sejam dedicados. Mostre-se sempre ser positivo, alegre, determinado.
O que achou destas dicas para ajudar a buscar por emprego? Compartilhe conosco sua opinião e se tiver outras dicas também.

APOIO:  CEBRAC - Unidade Ilha do Governador
A mais completa escola de cursos do País!!

Tel. (21) 3396-8638

Nenhum comentário:

Postar um comentário