segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O que fazer no primeiro dia de trabalho?

Saiba adaptar-se ao novo ambiente organizacional.
A entrada em um novo emprego gera sempre alguma insegurança e ansiedade. Implica o conhecimento de diferentes pessoas, de novas responsabilidades, de novos métodos de trabalho, de novos comportamentos, enfim, de um novo ambiente organizacional. Por esta razão, serão necessárias várias adaptações e reajustes.

Antes de mais nada, conheça bem a organização da empresa e sua estrutura hierárquica. Entenda as relações sociais que se desenvolvem dentro do seu espaço de trabalho e procure integrar-se.
Tente que o seu projeto de carreira seja realista. Não tenha ilusões de que o trabalho seja sempre interessante e provido de importantes responsabilidades. Os primeiros tempos poderão ser ocupados a executar tarefas que outros não gostam, mas terá de ter paciência, pois é assim em todo lado.

O primeiro dia de trabalho é aquele em que você quer dar o seu melhor! Em primeiro lugar, deverá ter o máximo cuidado com a sua apresentação. Mais do que nunca, a primeira imagem assume um papel fundamental.

Respeite as normas da empresa, mas não deixe de se sentir bem consigo próprio. Procure encontrar um meio termo entre o tipo de vestuário usual na empresa e os seus gostos.

Tenha atenção à forma de tratamento entre as diferentes pessoas, tenha cuidado com o tipo de linguagem e evite fazer críticas ao funcionamento da nova empresa. Esteja atento a todas as pessoas, quer de um nível hierárquico superior, quer inferior. Seja afável com todas elas, crie um clima de confiança e de simpatia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário