segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Compartilhe arquivos dwg com quem não tem AutoCAD

           Você faz o estudo preliminar do projeto mas o cliente precisa ver para aprovar, há casos em que imprimir o desenho e levar no papel para revisões e correções, além de gerar despesa toma muito tempo, então vem a grande idéia de enviar o arquivo por e-mail. Até aí tudo bem, não fosse o fato que o cliente não tem AutoCAD ou algum software visualizador de dwg
           Se for um cliente leigo, explicar o que é dwg e AutoCAD pode piorar as coisas. Já o cliente que entende um pouco mais te questiona porque teria que comprar o AutoCAD só pra ver um único projeto.
Existem algumas soluções para estes casos que vai do simples ao profissional, sendo que todas que cito aqui dispensam você e o cliente de botar a mão no bolso só pra ver o projeto.
           Vou passar aqui neste artigo algumas opções interessantes, em uma delas é possível que seu cliente nem precise instalar softwares adicionais. Não vamos deixar de lado também, as opções mais profissionais para compartilhamento e anotação de projetos, bem como visualização dos arquivos do AutoCAD.

Solução #1: Exporte dwg para dwf

           No AutoCAD 2000 ao 2002 use o comando DWFOUT (basta digitar na linha de comandos), para as versões mais recentes funciona no modo de plotagem, quando for imprimir o desenho basta que selecione na lista de impressoras uma opção apropriada para dwf, no AutoCAD 2007 por exemplo tem a impressora “DWF6 ePlot.pc3”.
Esta opção é a mais profissional, pois permite compartilhamento, revisões e anotações no projeto, desde que você utilize o software AutoDesk Design Review, que é de uso gratuito.

Solução #2: Salve de dwg para dxf

           Esta não é tão simples se falta ao seu cliente conhecimento em softwares gráficos. Mas consulte-o sobre isto, se ele tem algum software gráfico capaz de ler dxf, se chegarem a conclusão de ser a melhor opção basta usar o comando SAVEAS do AutoCAD e na lista de tipos de arquivo (mencionada como “files of type” ou ainda “salvar como” dependendo da versão do AutoCAD) basta selecionar a opção para dxf e será gerado o arquivo

Solução #3: Use um programa para abrir dwg

           Mantenha o arquivo original e sugira ao cliente usar um software capaz de abrir arquivos dwg para visualização, a sugestão aqui é o Dwg True View. Ele possui vantagens como o fato de ser gratuito, a confiabiabilidade de ser desenvolvido pela própria Autodesk que é quem desenvolveu o AutoCAD e criou o formato dwg, possui também funções interessantes como zoom, 3d orbit dentre outras. Obviamente na categoria de visualizador, este software não permite a edição do arquivo, até porque não é esta a proposta aqui.

Solução #4 converta o dwg para pdf

           Esta opção simplifica as coisas para o cliente leigo principalmente, vamos considerar que ele não quer instalar nenhum dos programas que você sugerir, não tem nenhum aplicativo para ler dxf, dwf ou dwg, mas quer de qualquer jeito ver o projeto. Acho bem difícil não existir um computador que não tenha, por exemplo, um leitor de PDF como o Adobe Acrobat. Pois bem, vou passar aqui formas de converter um arquivo em formato dwg para o portátil pdf.
           Se você estiver usando o AutoCAD da versão 2007 em diante, a coisa é bem fácil, pois a partir do 2007 há um recurso nativo do AutoCAD que permite isto.
           Esta conversão funciona basicamente como uma impressora virtual, onde no momento da plotagem do arquivo você vai colocar suas configurações como de hábito, mas ao invés de escolher uma impressora física vai escolher outra apropriada, que no caso é “DWG To PDF.pc3”.
Agora se o seu AutoCAD é anterior ao 2007, há ainda duas alternativas, a primeira é usar o “Dwg True View” sugerido na dica anterior pois ele tem tal funcionalidade, já a segunda alternativa é instalar uma impressora virtual capaz converter o arquivo dwg para formato pdf, e neste caso a sugestão é usar o “CutePDF Writer” que está para download em nosso site.
           Se mesmo depois de todas estas opções, seu cliente ainda não tiver um leitor de PDF, no mesmo modo de impressão sugerido nesta ultima dica, você pode mandar imprimir para figura, Jpg ou Png, conforme opções “PublishToWeb” na lista de impressoras (no AutoCAD 2007 acima).
Como pode ver, o que não falta é opção pra poupar tempo e papel.
           É isto, caso tenha algum comentário ou se desejar contribuir com alguma informação, fique à vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário