quarta-feira, 13 de julho de 2011

Governo do Estado inaugura “Água para Todos” na comunidade do Dendê - Ilha Carioca

           O Governo do Estado, através da Cedae, inaugura neste sábado (16/07), às 11h, na Rua Tupinambá, na Comunidade do Dendê, em Ilha do Governador, Zona Norte, mais uma etapa do Programa Água para Todos que visa aumentar a oferta de água e regularizar a situação dos moradores – beneficiando diretamente cerca de 14 mil habitantes.
         - Esta é a sexta área beneficiada pelo Programa, cuja meta é fornecer água potável a 140 comunidades. Já inauguramos o sistema nas comunidades do Dona Marta, em Botafogo; Montserrat, em Vargem Grande; no Timbau, no Complexo da Maré; no Barro Vermelho, em Santa Cruz; e Jardim Moriçaba, Campo Grande. O programa já foi iniciado em outras 70 áreas carentes – destacou o presidente da Cedae, Wagner Victer.
         Nesta etapa da Comunidade do Dendê, dezenas de grandes vazamentos foram corrigidos. A Cedae também instalou três macromedidores e reformou três elevatórias (sistema de bombas). Na recuperação das elevatórias, duas bombas novas foram instaladas em cada uma das elevatórias. Além dissso, foi adotado um novo sistema para evitar danos provocados por alguma variação de pressão na rede distribuidora da localidade. A empresa ainda doou e colocou nos imóveis 105 de caixas d´água de 500 litros com tampas e bóias. Com isso, evitando o uso de latões com mangueiras, que não só desperdiçam água como representam sério risco à saúde.
            Foram recuperados três reservatórios, que receberam novos quadros elétricos e válvula controladora de nível. E a exemplo das demais comunidades carentes onde vem atuando, a Cedae realizou no Dendê palestras sobre a história da água, dicas de uso racional e de preservação das redes de água e esgoto.
          Temas relacionados ao meio ambiente, à preservação dos recursos naturais e do uso correto das redes também estão sendo levados a quatro escolas com centenas de alunos e profissionais da Educação. Ações socioambientais também foram feitas em cerca de 2.200 residências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário