segunda-feira, 25 de julho de 2011

Desenvolvimento profissional e desafios atraem e mantêm os jovens nas empresas, aponta pesquisa. - http://blog.mte.gov.br

Por Deine Suruagy
Para conquistar os jovens, as empresas devem possibilitar desenvolvimento profissional e atribuir-lhes desafios. Essa conclusão foi revelada pela pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens 2011, da Cia de Talentos em parceria com a empresa de pesquisa NextView People.
“É importante que as empresas se preocupem em entender o que estes jovens esperam delas”, disse ao Blog do Trabalho a sócia-diretora da NextView People, que também é Gerente da área de Pesquisa, Danilca Rodrigues Galdini.
“Os jovens pretendem permanecer em uma empresa enquanto a balança estiver equilibrada, ou seja, o que eles oferecem para as empresas deve ser relevante e agregar e o que delas receber deve ser igualmente relevante e os desenvolver”, afirma Danilca.
Proporcionar crescimento pode ser a solução para não apenas atrair os talentos da nova geração, mas também mantê-los, o que é uma das preocupações das empresas.
“É importante entender que o jovem não é infiel, ele tem outra forma de demonstrar comprometimento e engajamento. Há anos dizemos que os profissionais precisam se responsabilizar por suas próprias carreiras, que não podem ficar esperando que a empresa assuma esta responsabilidade e eles finalmente escutaram. Isso traz coisas boas, mas também dá mais trabalho para as empresas”.
De uma forma geral, os jovens entendem que estão sendo bem formados e preparados para atuar no mercado de trabalho. Dos 40 mil jovens que responderam a pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens 2011 no Brasil, 88% dizem que se sente preparado para atuar no mercado.
A pesquisa mostra, ainda, que os jovens têm se graduado na área em que desejam atuar. Noventa e dois por cento dos jovens responderam que pretendem permanecer na sua área de formação. Porém, a pesquisa também aponta grande diferença entre o que os jovens acreditam que as empresas esperam do recém-formado e o que, de fato, o mercado valoriza.
Enquanto 25% dos jovens responderam que o que as empresas mais esperam é o comprometimento, o fator não chegou nem a ser destacado pelas empresas nos cinco tópicos eleitos como mais importantes. Os cinco itens mais votados pelos jovens foram: comprometimento, capacidade de aprendizagem, espírito empreendedor, motivação e – por último – trabalho em equipe.
Já as empresas elegeram em primeiro lugar trabalho em equipe, seguido de capacidade analítica, foco no resultado, liderança e comunicação. Tanto os jovens quanto as empresas tiveram os mesmos itens para votação.
Veja mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário