terça-feira, 17 de maio de 2011

ILHA DO GOVERNADOR - Mais 14 quilômetros para as magrelas - Globo.com

Uma solicitação antiga dos adeptos da bicicleta ganha mais um capítulo a seu favor. A Associação dos Ciclistas da Ilha do Governador (Acig) protocolou junto à Secretaria municipal de Meio Ambiente (Smac) a proposta de um anel cicloviário na região, com 14 quilômetros de extensão. Segundo a Smac, o projeto está em fase de levantamento orçamentário para ser iniciado ainda este ano.

A associação foi criada em 2009. Os membros queriam que a Ilha fosse beneficiada com a meta estabelecida pelo prefeito Eduardo Paes, que se comprometeu a construir cem quilômetros de vias especiais para bicicletas até o fim do seu mandato, em 2012. Com isso, os cicloativistas Sérgio Ricardo e Alex Gomes idealizaram o projeto.

A rota evitou trechos com trânsito intenso, piso inadequado e elevações.

— No percurso, há três subidas: na Praia da Bica; na Rua Eduardo Nadruz, na Portuguesa; e na Rua Luís Belart, na entrada do Jardim Guanabara. Mas todas são de graduação leve, permitindo o uso de bicicletas sem marcha — diz Alex.

Devido à falta de ruas largas na Ilha, principalmente na orla, Sérgio Ricardo explica que o anel cicloviário foi pensado, em quase sua totalidade, a partir do conceito de pista compartilhada, cuja implantação não exige intervenções urbanísticas de grande porte.

A principal intenção da Acig era que o anel contemplasse o maior número possível de bairros. Mas, por estarem na área central da Ilha, Guarabu e Cacuia não serão privilegiados pela rota aprovada, assim como as Estradas do Galeão e do Dendê, onde o trânsito de veículos é intenso e, em muitos casos, as vias são estreitas.

O subsecretário municipal de Meio Ambiente, Altamirando Moraes, fez uma vistoria, junto com os membros da Acig, nos pontos que englobam a malha cicloviária, no dia 10 de fevereiro deste ano. De acordo com
Moraes, a região já seria beneficiada com o anel, mas o projeto da associação corroborou para agilizar o processo.

— Já estamos trabalhando junto com a Secretaria de Conservação para viabilizar o projeto em três etapas: a das pistas compartilhadas, onde seria necessário colocarmos sinalizações; outra de pequenas intervenções, como nivelamento de meio-fio; e uma parte mais trabalhosa, que seria a de conservação das vias, assim como das duas ciclovias já existentes na Ilha — afirma o subsecretário.

Atualmente, a região possui duas ciclovias, na Estrada do Rio-Jequiá e no Corredor Esportivo do Moneró. Em visita ao Moneró, na última semana, a equipe do Caderno Ilha comprovou que o estado de conservação em alguns pontos é precário, com vigas completamente visíveis.

Para fomentar a cultura do uso das “magrelas” na região, a Acig realiza hoje um passeio ciclístico, com saída as 8h30m, no Aterro do Cocotá.

Leia a matéria na íntegra na edição de hoje do Caderno Ilha.
Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário