sexta-feira, 27 de maio de 2011

Como viver em harmonia com seu superior (chefe)


Seu chefe é teimoso, arrogante e um tanto bronco, e quer sempre impor suas idéias. Quando toma uma decisão, não cede nem um passo. Gostaria de abrandar o coração dele e fazer com que aceite também as nossas opiniões. Que devo fazer?

O prof. Taniguchi respondeu:

- De certo modo, é bom que seu chefe seja teimoso e queira impor sempre a vontade dele. Se ele lhe der ordem para buscar a solução de um determinado problema, o senhor terá o trabalho de pensar muito e tomar a decisão de solucioná-lo. Mas, como ele mesmo toma todas as decisões e ordena a execução, ao senhor cabe apenas obedecer às ordens. Pode-se dizer que sua posição é bastante cômoda. Como seu chefe pensa em tudo e se encarrega de decidir até mesmo questões que caberiam ao subalterno decidir, o senhor deveria sentir-se agradecido a ele. No entanto, o senhor considera a situação unicamente do ponto de vista negativo e nutre sentimento de insatisfação contra o seu chefe. Sua atitude mental está errada.

Então, o outro retrucou:
- Mas, se eu executar tudo conforme a vontade de meu chefe, a firma terá prejuízos. Além disso, sempre que procuro agir conforme as ordens dele, meus subalternos contestam, declarando ser impossível colocá-las em prática, reclamam que ele é incompetente e se recusam a obedecer. Nessas ocasiões, fico num dilema entre meu chefe e meus subalternos.

- Compreendo - disse o prof. Taniguchi, pensativo. - Mas reflita bem. Como todos vocês pensam "O chefe é bronco, é incompetente", ele capta essas vibrações negativas e age como um homem bronco e incompetente, ainda que na realidade seja inteligente e competente. Percebendo que todos estão contra ele, é natural que fique irritado e reaja tentando impor a sua vontade. O senhor tacha o seu chefe de teimoso e mandão, mas o senhor e seus subalternos não estão contribuindo para isso, com a força de seus pensamentos?

- Talvez, de certo modo... - disse o outro, titubeante. 
Foto de funcionário dando as cartas
- Claro que sim! - afirmou o prof. Taniguchi em tom enérgico, para acabar com a hesitação do outro. - É muito difícil alguém melhorar, quando todos à sua volta o julgam de forma tão negativa. O senhor diz que se sente em dilema, posicionado entre seu chefe e seus subordinados. Mas, na verdade, está numa situação privilegiada, pois tem diante de si a oportunidade de transmitir a Verdade a seus subordinados e conduzi-los ao despertar. Cabe ao senhor conversar com eles e explicar-lhe que o referido chefe é teimoso e mandão justamente porque a mente dele reflete as vibrações mentais de rebeldia dos subordinados. Explique-lhes a respeito da lei mental. Se conseguir conduzir ao despertar espiritual mesmo que apenas de um subordinado, o senhor terá realizado um trabalho mais grandioso do que reerguer uma empresa à beira da falência. E, se todos os subordinados passarem a executar com boa vontade as ordens desse chefe, a mente dele se abrandará e ele deixará de ser teimoso e mandão. Justamente porque os subordinados se mostram rebeldes é que ele se irrita e procura impor sua vontade a todo custo. Se todos deixarem de ser rebeldes, a mente de seu chefe se abrandará e ele passará ater serenidade suficiente para refletir sobre os próprios atos. E então deixará de ser impositivo e passará a ter o bom senso de consultar os subordinados quando for necessário. Assim, todos passarão a trabalhar satisfeitos num ambiente de harmonia, e a empresa não correrá o risco de ir à falência

Fonte: Revista Colina de Luz - Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual - Ibiúna - SP - Seicho-No-Ie 
Imagem: http://umtoquedemotivacao.files.wordpress.com/2007/12/df.jpg e http://xicoriasexicoracoes.files.wordpress.com/2008/10/employer1.jpg


ATENÇÃO: A responsabilidade deste artigo é exclusiva de seu respectivo autor (fonte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário